quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO DOS 85 ANOS DA UFV SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELA TV VIÇOSA E PELA RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM

A solenidade de comemoração dos 85 anos da UFV será transmitida ao vivo pela TV Viçosa e pela Rádio Universitária FM, a partir das 19 horas deste domingo, dia 28 de agosto. 



No sábado, a partir das 19 horas, a TV Viçosa e a Rádio Universitária FM também estarão com flashs ao vivo das Quatro Pilastras da UFV exibindo entrevistas e trechos da apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Também pela TV Viçosa, o público poderá acompanhar a reapresentação do Programa Sala Especial que entrevistou a Reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares comentando as comemorações dos 85 anos da UFV e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Eduardo Mizubuti falando sobre os 50 anos da pós-graduação. O programa vai ao ar neste sábado, às 14 horas. Durante o mês de agosto, o programa Sala Especial foi totalmente dedicado à celebração do aniversário da UFV, com entrevistas de personagens que fazem parte deste história.

A programação dos 85 anos ainda pode ser conferida no blog comemorativo dos 85 anos da UFV. Acesse e fique por dentro de tudo que aconteceu e ainda está programado.

CORAL VOIX-LÀ SE APRESENTA EM COMEMORAÇÃO AOS 85 ANOS DA UFV

O Coral Voix-là, do Departamento de Letras (DLA) da UFV, apresentou-se no dia 10 de agosto, em comemoração aos 85 anos da UFV, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.


Sob a regência do maestro Rodrigo de Queiroz, o repertório da apresentação especial contou com a interpretação de 15 canções, em diversos idiomas, como francês, inglês, hebraico e português, já que a diversidade de idiomas é característica do coral. Estudantes da Universidade, professores e servidores estiveram presentes na apresentação, que contagiou o auditório.


O Coral surgiu em junho de 2006, por iniciativa voluntária da professora substituta Raíssa Palma, com objetivo de incentivar o aprendizado da Língua Francesa no Curso de Letras do DLA. Além disso, atualmente também trabalha as línguas portuguesa, inglesa, hebraica, latina, entre outras e as vagas foram ampliadas para alunos de outros cursos da UFV e até para os nativos da cidade.

As festividades programadas para comemorar o 85° aniversário da UFV continuam até o final do mês.

HISTÓRIA DA UFV - PARTE II

Confira a continuidade do texto da história da UFV, escrito pelo jornalista José Paulo Martins, que há 30 anos trabalha na UFV.

Já respeitada em todo o Brasil como instituição vinculada ao agronegócio, a ESAV alcançou o patamar de universidade. A transformação ocorreu em 13 de novembro de 1948, por intermédio da Lei Nº 272, assinada pelo governador Milton Campos e pelo secretário da Agricultura, Américo René Giannetti. Por seu caráter agrário, a instituição era vinculada à pasta de Giannetti. A instalação da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg) deu-se em 15 de novembro de 1949, pelo Decreto Nº 3.211.

Como relatou o professor Edson Potsch Magalhães, um dos mais destacados reitores na história da UFV, “de sua criação até a definitiva federalização, cuja vida oficial principiou em 1º de agosto de 1969, a Uremg sinalizou extraordinária expansão e progresso em todas as áreas”.

Anteriormente, passara a Universidade por uma reestruturação inovadora, em sua estrutura acadêmica. Essa reestruturação ocorreu em 1965, e estabeleceu quatro centros de ciências, substituindo os institutos, que perdura até hoje, como base na Instituição: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes. A essas unidades ficam subordinados os departamentos.

A Federalização da Uremg resultou de longo processo que teve suas raízes em 1950. A Lei Nº 2.470, de 28 de abril de 1955, assinada pelo presidente em exercício, Carlos Luz, e pelo ministro Costa Porto, determinou que a Universidade fosse beneficiada pela Lei Nº 1.254, de 4 de dezembro de 1959, concedendo subvenções federais à Uremg. Em abril de 1969, celebrou-se um convênio entre os governos da União e de Minas Gerais, visando à colaboração mútua na manutenção da Uremg. Os entendimentos prosseguiram e, em 15 de julho de 1969, o presidente Artur da Costa e Silva e o ministro Tarso Dutra assinaram o Decreto Nº 64.825, que instituía a Universidade Federal de Viçosa, sob a forma de fundação.

Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em Viçosa, a UFV estende suas ações ao município de Florestal, desde 5 de dezembro de 1955, quando o governo estadual incorporou à Uremg a Escola Média de Agricultura de Florestal (Emaf). Esse estabelecimento teve suas origens em 26 de abril de 1939, no governo de Benedicto Valladares, quando foi inaugurada a Fazenda-Escola de Florestal, que veio a ser transformada na Emaf, em 26 de maio de 1948, pelo governador Milton Campos.

Com o objetivo de incrementar as atividades de ensino do antigo 2º grau, a pesquisa agropecuária e a extensão rural, o Ministério da Educação aprovou, em 1982, o novo regimento da Escola, que passou a ser denominada Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf). Em 2006, por resolução do Conselho Universitário da UFV, a Cedaf ganhou o status de Campus de Florestal da Universidade, passando a ministrar também cursos de nível superior. 

A UFV atua, também, na Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (Cepet), localizada no município de Capinópolis, fundada oficialmente em 22 de novembro de 1965, com o objetivo de levar ao agronegócio daquela região as conquistas e inovações da Universidade.

No dia 25 de julho de 2006, o Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a criação do Campus de Rio Paranaíba. Essa decisão institucional resultou de vários fatores, como a vocação de desenvolvimento da região do Alto Paranaíba e a necessidade social das cidades nela inseridas, particularmente no que concerne à oferta de ensino público superior de qualidade. As atividades acadêmicas tiveram início em 10 de setembro de 2007.

Para conferir o texto anterior da história da UFV, clique aqui. E acompanhe mais da história, no próximo post.

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS COMEMORAM OS 85 ANOS DA UFV

Para comemoras os 85 anos da Universidade Federal de Viçosa, a UFV preparou duas exposições fotográficas. A primeira, “Mulheres na Ciência”, conta as histórias de mulheres que deram grandes contribuições para a química, como Madame Lavoisier, Marie Curie e Lise Meitner. O projeto foi idealizado pelas professoras Aparecida de Fátima Andrade da Silva e Regina Simplício Carvalho

A segunda exposição, “O Que é a Química?”, é uma mostra com pôsteres preparados pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em parceria com o Museu da Vida Fiocruz, do Rio de Janeiro. A exposição procura divulgar os benefícios da ciência e da química para a sociedade, de forma prática e cotidiana, abordando temas como saúde, meio ambiente, alimentação e sustentabilidade. O projeto foi organizado pelos professores Aparecida de Fátima Andrade da Silva e Cláudio Ferreira Lima.


Ao visitar a exposição, o estudante de Pedagogia Flávio Gabriel disse: “É bem interessante a maneira como eles apresentaram a química, a pesquisa foi bem contextualizada, bem próxima do que a gente vive, diferente das imagens de laboratório que a gente costuma ver”.



As exposições poderão ser vistas até o dia 31 de agosto, no hall do Centro de Vivência da UFV, e a entrada é gratuita.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

REITORA DA UFV FALA SOBRE O BLOG E A COMEMORAÇÃO DOS 85 ANOS DA UNIVERSIDADE

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, deixou uma mensagem para você, que acessa ao nosso blog. Confira!


MENSAGEM DA REITORA DA UFV


Os 85 anos da UFV representam excelente oportunidade para comemorarmos uma iniciativa que se consolidou e se transformou numa das mais respeitadas instituições brasileiras.

Aqui, no nosso blog, você poderá conferir fotos e coberturas dos eventos que integram a programação comemorativa do 85° aniversário da Universidade Federal de Viçosa e dos 50 anos da pós-graduação no Brasil, iniciada na Universidade. Além disso, é possível se programar para acompanhar todas as próximas atividades da comemoração. A intenção do blog é aproximar você dessa data tão importante e contar com a sua participação para celebrarmos juntos os 85 anos da UFV.

Uma Universidade aberta para a discussão dos principais temas da atualidade, tornando-se motivação para os jovens, referência para o mercado de trabalho e sinônimo de conquistas para a sociedade. Com isso, a UFV vem contribuindo decisivamente para o progresso do País e para o bem-estar da população.
Constituída inicialmente pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), a Universidade foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador, o presidente Arthur Bernardes. Desde então, tem marcado sua história pela busca da excelência, evoluindo e diversificando, para se transformar em universidade estadual em 1948 e universidade federal em 1969.

O conceito dos profissionais formados na Instituição é excelente no mercado de trabalho, no Brasil e no exterior. Esses profissionais oferecem sua contribuição tanto no setor público quanto no setor privado, em postos de direção e assessoria, destacando-se, ainda, os que se dedicam aos próprios negócios, dentro da linha do empreendedorismo que marca a formação oferecida na UFV.

Por isso, não poderíamos deixar de comemorar uma data tão importante para cada um de nós, membros da comunidade universitária, para nossos familiares e para todo o Brasil. As festividades foram programadas para reunir todos os segmentos da comunidade nas mais diversas formas de manifestação sociocultural, com atrações que envolvem todo o público.

A participação de todos nós nesta programação vai fazer a diferença, contribuindo para que as conquistas e realizações da Universidade continuem sempre presentes em nossas vidas. 

Nilda de Fátima Ferreira Soares

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: PADRÃO DE EXCELÊNCIA NO BRASIL - PARTE I

A UFV tem muita história para contar...Por isso, iremos apresentar, pelos textos do jornalista José Paulo Martins, parte da trajetória de sucesso da Universidade. Acompanhe os nossos posts para conhecer melhor a UFV. Acesse também a linha do tempo.

Ao longo de seus 85 anos, a Universidade Federal de Viçosa tem consolidado, no cenário nacional, a imagem de instituição de referência em ações de ensino e pesquisa e na extensão universitária, contribuindo de forma decisiva para o progresso do País e bem-estar dos brasileiros.

Constituída inicialmente pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador, o presidente Artur Bernardes. Desde então, tem marcado sua história pela busca da excelência, evoluindo e diversificando, para se transformar em universidade estadual em 1948 e universidade federal em 1969.

Formalmente, a ESAV foi criada por intermédio da Lei Nº 761, de 6 de setembro de 1920, assinada pelo vice-presidente de Minas Gerais, no exercício da Presidência, Eduardo Carlos Vilhena do Amaral. Essa lei foi instrumentalizada pelo Decreto Nº 6.053, de 30 de março de 1922.

O idealizador da Instituição assumia posições nacionalistas e defendia as ações do governo para a exploração das riquezas de Minas em favor do País e de seus habitantes. Para ele, a educação era uma demanda a ser prontamente atendida, para viabilizar o progresso e o bem-estar da população. Segundo esse ideário, a lei que criou a ESAV determinava que o objetivo da Escola era “ministrar o ensino prático e theorico da Agricultura e Veterinária e bem assim realizar estudos experimentaes, que concorram para o desenvolvimento de taes sciencias no Estado de Minas Geraes”. Ao fazer seu pronunciamento, durante a cerimônia de inauguração, em 28 de agosto de 1926, Bernardes foi incisivo: “A agricultura tem necessidade de técnicos e peritos. A exploração da terra ter que ser dada, cada vez mais, a uma orientação científica”. E continuava: “O grande interesse do Brasil está ainda na agricultura, está no aumento da produção, está na solução de todas as nossas dificuldades financeiras”. Sentencioso, ensinava que “a transformação agrícola só é possível, tecnicamente preparada, disciplinados e coordenados os esforços para o maior aproveitamento da terra”.

Para levar adiante a implantação da ESAV, o presidente Bernardes convidou o professor Peter Henry Rolfs, que liderou os trabalhos de construção da infraestrutura do campus e foi o primeiro diretor da Escola, de 1927 a 1929. Ao vir para o Brasil, trouxe consigo a conceituação dos chamados Land Grant Colleges, que norteia até hoje a UFV: “Aprender Fazendo” e “Ciência e Prática”. Essa filosofia de trabalho foi consolidada na Instituição e inspirou o dístico que orna a entrada principal do campus de Viçosa: Ediscere, Scire, Agere, Vincere (Conhecer, Saber, Agir, Vencer).

Em 1927, foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura. Em 1932 foi a vez do Curso Superior de Veterinária.

José Paulo Martins

A história da UFV continuará a ser contada aqui. Acompanhe!

CONFIRA AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DA UFV PROGRAMADAS PARA ESTA SEMANA


No próximo domingo, dia 28, a Universidade Federal de Viçosa comemora 85 anos e foram programadas diversas atividades culturais para celebrar a data. Dentre as atividades, acontecerão exposições, apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Sessão Solene, onde serão entregues medalhas em homenagem aos membros que se destacaram na  comunidade universitária. Confira, abaixo, a agenda da programação.

Exposição de pinturas: Da Esav à UFV – Um olhar de Valéria Vidigal

A partir das 19 horas desta quinta-feira, dia 25, até o dia 9 de setembro, a Universidade Federal de Viçosa estará com a exposição “Da Esav à UFV – Um olhar de Valéria Vidigal.” A mostra acontece no Hall da Biblioteca Central e faz uma retrospectiva dos 85 anos da instituição com 18 cenas reproduzidas desde a década de 20 até os dias de hoje na técnica acrílica sobre tela e acrílica sobre linho. Dessas 18 telas, 16 são cenas históricas e as outras duas são criações da artista.

Dentro desta história, Valéria Vidigal explorou momentos desde quando Arthur Bernardes, na época presidente do Estado de Minas Gerais e posteriormente presidente do Brasil, criou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, a ESAV, passando pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, UREMG, até chegar à fase em que a instituição foi federalizada e se transformou na Universidade Federal de Viçosa, em 1969. 

A artista plástica tem uma ligação forte com a Universidade. Quando nasceu, seu pai era professor do Departamento de Fitopatologia da Instituição. Passou sua adolescência em Viçosa e morou dentro da Universidade por muitos anos, inclusive na Vila Gianetti. Graduou-se em 1992 na UFV no curso de Economia Doméstica e é casada com um engenheiro agrônomo, também formado pela instituição.

Segundo a artista plástica, o seu dom pela pintura veio da mãe, que também é pintora. O seu interesse pela temática do café, assunto explorado em suas obras, já é uma inspiração vinda do pai, que foi professor do Departamento de Agronomia. 

Exposição Fotográfica “Da Esav à UFV”

Até o dia 31 deste mês será realizada a exposição “Da Esav à UFV”, que está no mezanino do Centro de Vivência da Universidade. São 24 imagens que representam a evolução da instituição desde o seu início. A exposição dá segmento às diversas atividades que ocorrem na Universidade em comemoração aos 85 anos da UFV.

A exposição foi montada pelo Arquivo Central e Histórico da instituição através de um pedido da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. A mostra foi possível devido ao trabalho de organização do projeto “Resgatando a memória: o acervo fotográfico do arquivo central da Universidade Federal de Viçosa”, que conta hoje com mais de 5 mil imagens sobre a história da instituição.

A exibição conta com imagens das épocas da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), Universidade Rural do Estado de Minas Geras (UREMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).  

Parabéns para a UFV

No dia 26, sexta-feira, para comemorar os 85 anos da instituição, será servido o bolo de aniversário, nos restaurantes Universitário e Multiuso, a partir das 11h30. A reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares, e autoridades estarão presentes no dia para cantar os parabéns.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em Viçosa

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresentará gratuitamente em Viçosa no dia 27 de agosto. O evento faz parte das comemorações dos 85 anos da Universidade Federal de Viçosa e acontece a partir das 20h, no gramado das Quatro Pilastras. A regência é do maestro convidado Roberto Duarte com a participação da clarinetista Paula Pires.

A orquestra é considerada uma das mais importantes do país, e interpreta um repertório que compreende óperas, balés, concertos, operetas, poemas sinfônicos, sinfonias e outras grandes obras.

A apresentação da Orquestra em Viçosa faz parte do Projeto Sinfônica na Estrada, uma das ações realizadas pelo Plano de Circulação da Fundação Clóvis Salgado, que leva, dentre outras atrações, a excelência da música erudita aos municípios do interior de Minas Gerais. Serão apresentadas obras de Rossini, Mozart, Schubert, Beethoven e Suppé. 

Sessão Solene de comemoração aos 85 anos da UFV

No domingo, dia 28, a partir das 19h, acontece no Espaço Multiuso a Sessão Solene de Comemoração aos 85 anos da UFV. O destaque maior do evento é a entrega de medalhas para membros da comunidade. A medalha Peter Henry Rolfs representa o mérito de ensino, pesquisa e extensão e cada uma delas é entregue a um professor da instituição. A medalha José Valentino da Cruz homenageia mulheres que sejam funcionárias da UFV há 25 anos e homens que tenham 30 anos de casa. Já a medalha de mérito administrativo é entregue a um servidor da Universidade. Para finalizar, acontece também a entrega da medalha Bello Lisboa, para professores que tenham 25 anos de casa. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MENSAGEM DO PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, conta, em nosso blog, a história de 50 anos da Pós-Graduação na UFV, destacando fatos que fundamentaram a trajetória de sucesso que repercute em dados positivos no presente e expectativas para o futuro. Confira, abaixo, a mensagem.

“Este é um ano especialmente importante para a UFV, quando comemoramos os 85 da Universidade e os 50 anos da pós-graduação. Ao ser criada em 1926, com o Curso de Graduação em Agronomia, o Brasil não tinha nenhuma cultura de pós-graduação. Foi preciso formar as primeiras gerações de profissionais e criar demandas nacionais para a pesquisa e desenvolvimento para que o País acompanhasse a tendência mundial de especialização.

Ao criar a UFV, Arthur Bernardes foi em busca do modelo americano de ensino para estabelecer seu projeto de universidade voltada para os interesses nacionais. O mesmo se deu na pós-graduação, quando, na década de 1950, a instituição foi em busca do conhecido convênio com a Universidade Purdue, nos Estados Unidos, para formação especializada de seus professores. Enquanto outras universidades ainda buscavam o modelo europeu, a UFV entendeu que era preciso buscar referências onde havia uma enorme tendência de desenvolvimento da agricultura.

Ainda na década de 1950 e entendendo a necessidade de especialização, o Departamento de Fitotecnia investiu no treinamento de todos os professores que quiseram ir aos Estados Unidos aprender a fazer ciência e a adaptar tecnologias para a nossa realidade tropical. Ao contagiar-se pelo enorme potencial de desenvolvimento que a pesquisa poderia trazer ao Brasil, o então professor Flávio Couto incentivou a pesquisa entre seus alunos e orientou, em dezembro de 1961, a primeira tese de mestrado em ciências agrárias de que se tem notícias no país. Assim se formou o pioneirismo que ainda marca a nossa Universidade. De lá para cá, foi sendo formada a cultura ufeviana de enorme dedicação à pesquisa e a tradição de seus professores e pesquisadores em buscar sempre o aperfeiçoamento imprescindível ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para dar a dimensão do presente, os números falam por si. Hoje, a UFV possui 40 cursos de pós-graduação, sendo que 23 programas oferecem treinamento em nível de mestrado e doutorado. Oito programas possuem padrão de excelência internacional, segundo a última avaliação da Capes. A UFV é hoje a IFES do interior do Brasil com maior número de programas com nota máxima (7), o que significa muito se levarmos em consideração nosso porte e número de programas. Quase 80% dos nossos professores possuem doutorado concluído e muitos deles com vários pós-doutorados nas mais prestigiadas universidades do mundo, retroalimentando a qualidade das pesquisas e nosso ensino de graduação. Nos últimos 30 anos, a UFV formou aproximadamente 6.300 mestres e 2.400 doutores em todas as áreas do conhecimento e que estão atuando como professores e pesquisadores em diversas universidades, empresas e institutos de pesquisa em todo o território nacional e vários egressos em instituições internacionais, multiplicando assim nosso conhecimento e nossa tradição de dedicação à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. A produtividade da UFV é surpreendente até mesmo para quem lida todos os dias com estes números. Segundo dados da PPG, temos tido em média, 650 teses ou dissertações defendidas a cada ano o que significa a geração de quase duas dissertações ou teses por dia na UFV.

Nestes 50 anos chegamos à maioridade com a maturidade, a consciência e a responsabilidade de zelarmos por nossa tradição e com o ímpeto necessário à nossa constante renovação para estarmos à frente da pesquisa e da pós-graduação em todo o mundo.”

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO "DA ESAV À UFV" CONTA A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DE FOTOS

O Arquivo Central e Histórico e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV inauguraram na segunda-feira, dia 15 de agosto, a exposição fotográfica “Da ESAV à UFV”, no hall do Centro de Vivência. O evento faz parte das comemorações dos 85 anos da Universidade Federal de Viçosa.

A mostra – que vai até o próximo dia 31 – contará com 24 fotos que contemplam os diversos períodos da Universidade desde a sua criação. A exibição contará com imagens das épocas da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), Universidade Rural do Estado de Minas Geras (UREMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A exposição foi possível devido ao trabalho de organização do projeto “Resgatando a memória: o acervo fotográfico do arquivo central da Universidade Federal de Viçosa”, que conta hoje com mais de 5 mil imagens que apresentam a história da Universidade. As imagens estão em fase de tratamento e catalogação, mas são disposníveis para consulta da comunidade.

A seleção das imagens a serem expostas buscou contemplar vários eventos marcantes da Instituição, como formaturas, posse da reitoria, aulas práticas e eventos que aconteceram ao longo desse período.

Segundo o arquivista responsável pelo projeto, Eduardo Luiz dos Santos, essa exposição tem o objetivo de resgatar a memória dos períodos da Universidade neste momento de comemoração, além de mostrar à comunidade acadêmica um pouco da sua história.

Confira abaixo algumas das fotos da exposição.