sexta-feira, 12 de agosto de 2011

4ª EDIÇÃO DO VIJAZZ & BLUES FESTIVAL ENCANTOU O PÚBLICO E COMEMOROU O ANIVERSÁRIO DA UFV

Nos dias 18 e 19 de junho, a Universidade Federal de Viçosa recebeu personalidades musicais de renome no cenário nacional e internacional, na 4ª Edição do ViJazz & Blues. O evento, que integra as comemorações dos 85 anos da Universidade, encantou o público presente no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e no Recanto das Cigarras.

Marcos Paiva e Sexteto, Danilo Caymmi e Tommy Castro possibillitaram que o sábado, dia 18, fosse marcado pela diversidade, passando pelo jazz, samba e blues. A noite musical foi aberta por Marcos Paiva que declarou estar emocionado em ter a oportunidade de se apresentar na cidade onde iniciou sua carreira musical. “Viçosa está muito a frente das outras ao sediar o ViJazz. Acho o festival fantástico e uma iniciativa como esta deve ser realizada em todos os lugares para incentivar a sensibilidade nas pessoas.”

Danilo Caymmi ficou encarregado de trazer a música popular brasileira para o evento. Dividindo o palco com Marcos Paiva e Sexteto, o músico interpretou “O Bem e o Mal”, um dos sucessos de seu repertório, além de clássicos como: “A Vizinha do Lado”, “Marina” e “Marangalha”, todos compostos por seu pai, Dorival Caymmi. Ao final da apresentação, Danilo manifestou o prazer de ter se apresentado com jovens instrumentistas e a felicidade em descobrir um festival como o ViJazz. O músico, que não conhecia Viçosa, afirmou ter ficado encantado com a estrutura do evento e com a UFV.

Para encerrar a noite, o guitarrista estadunidense, Tommy Castro, junto com sua banda, empolgou o público presente. A personalidade musical, aclamada no cenário internacional como um dos representantes do blues contemporâneo, desceu do palco e passeou com sua guitarra num solo eletrizante pelo Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino.

No domingo, dia 19, foi a vez do Recanto das Cigarras receber as atrações de encerramento do ViJazz 2011. Com elevado número de espectadores, o espaço contou com as apresentações do contrabaixista Dudu Lima, que teve como convidado o cantor Emmerson Nogueira; e de Tommy Castro.

Emmerson Nogueira, que subiu ao palco destacando a beleza do Recanto das Cigarras, deu ênfase à singularidade de sua apresentação: “foi uma experiência totalmente inédita, em todos os sentidos, primeiro porque eu nunca havia tocado em Viçosa e segundo porque eu nunca havia tocado em pé. Foi bom também por reviver a parceria que tenho há tantos anos com Dudu Lima. Subi no palco com uma energia diferente. Foi incrível!”.

O músico Dudu Lima também ressaltou a importância de ter compartilhado apresentação com Emmerson, e ainda enfatizou a relevância do evento para o município: “foi muito bom, o lugar e o público foram maravilhosos. O evento é um exemplo a ser seguido, todos os envolvidos estão de parabéns. Viçosa está na vanguarda, dando exemplo de como a música de qualidade pode ser disseminada para as pessoas. Isso forma cultura”.

De acordo com o premiado guitarrista de blues, Tommy Castro, que ficou encarregado de fechar o evento, suas apresentações proporcionaram uma grande conexão com o público. “É um belo lugar para um show. Foram noites incríveis, nos divertimos bastante”, completou.

O público, assim como os músicos, elogiou o formato do festival. Para a psicóloga Rosana Pontes, iniciativas como a do ViJazz devem ser sempre reprisadas: “Eu espero que aconteça mais vezes. Nós precisamos disso em Viçosa."

Além das apresentações de sábado e domingo, aconteceram atrações do ViJazz na sexta-feira, dia 17, também no Espaço Fernando Sabino, com Rodrigo Mantovani, Tia Carrol e Jane Moneheit; e na quinta-feira, dia 16, na Praça de Palmeiras, Ponte Nova, com Rodrigo Mantovani, Tia Carrol e Lúdica Música.

Confira algumas das imagens do evento, abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário