Confira a última parte da história da UFV, por meio do texto do jornalista da Instituição, José Paulo Martins:
Atualmente, a Instituição coloca à disposição da comunidade variado elenco de cursos nos diversos campos do saber, cujo nível pode ser auferido em publicações conceituadas, que os colocam entre os melhores do País. O ensino de graduação é estendido aos campi de Florestal e de Rio Paranaíba. Oferece, também, cursos de nível médio no Colégio de Aplicação Coluni e no Campus de Florestal.
Seus programas de pós-graduação estão entre os melhores do Brasil, em avaliações oficiais e em publicações especializadas. Além da pós-graduação stricto sensu, com mestrado e doutorado, são ministrados vários cursos de especialização (pós-graduação lato sensu).
Uma das peculiaridades que influíram decisivamente na consolidação da UFV foi seu pioneirismo em diversas iniciativas, como a pós-graduação em Ciências Agrárias. Como resultado, a evolução do agronegócio brasileiro está vinculada diretamente ao esforço desenvolvido pela Instituição, que sempre buscou difundir ao máximo os resultados obtidos por seus profissionais. Demonstração inequívoca dessa política é a realização da Semana do Fazendeiro, que tem reunido, desde 1927, ruralistas de vários pontos do País para treinamento e repasse de conhecimentos e tecnologias. Cita-se, ainda, como exemplo de interação com a comunidade, a variada programação artístico-cultural, com eventos contemplando todos os tipos de manifestação.
Destaca-se, também, a cultura de sua comunidade acadêmica no estabelecimento de parcerias com instituições congêneres no Brasil e no exterior, exercitando produtivo intercâmbio científico que viabilizou inúmeros projetos de grande alcance para o cotidiano do brasileiro.
Um parâmetro positivo da atuação da UFV é a excelente participação de seus alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sempre bem colocados entre os melhores do Brasil. Em igual medida, a primeira colocação nacional nos resultados obtidos em programas de iniciação científica. No ensino médio, o Colégio de Aplicação (Coluni) tem figurado, nos últimos anos, entre os melhores do Brasil nas avaliações oficiais.
O conceito dos profissionais formados na Instituição é excelente no mercado de trabalho, no Brasil e no exterior. Tais profissionais podem ser encontrados tanto no setor público quanto no setor privado, em postos de direção e assessoria, destacando-se, ainda, os que se dedicam aos próprios negócios, dentro da linha do empreendedorismo que marca a formação oferecida na UFV.
A estreita ligação dos ex-alunos com a UFV é um dos destaques da Instituição no meio acadêmico brasileiro. A Associação dos Ex-Alunos da UFV, fundada em 15 de dezembro de 1935, é uma entidade atuante, que vem promovendo reuniões anuais ininterruptamente, desde sua fundação, proporcionando a alegria do reencontro a várias gerações de profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário