terça-feira, 30 de agosto de 2011

ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS ENCANTA PÚBLICO NA UFV

Às vésperas de seus 85 anos, a Universidade Federal de Viçosa recebeu a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado, para mais um evento das comemorações do aniversário da Instituição.

A reitora da UFV Nilda de Fátima Ferreira Soares, que participou da abertura e do encerramento do espetáculo, considerou o evento como uma forma de presentear os acadêmicos e moradores de Viçosa. “Estamos hoje vivendo um grande momento aqui no gramado, é um presente que oferecemos a nossa comunidade universitária e a nossa comunidade viçosense”, contou ela.

A apresentação durou mais de uma hora e contou com a execução de peças de grandes compositores da música, como: Antonio Vivaldi, Claude Strauss, Franz Von Suppé e Franz Liszt. Segundo o Maestro Charles Roussin, o repertório foi baseado nas obras que estão sendo apresentadas dentro da programação do Palácio das Artes e em apresentações semelhantes em Belo Horizonte.

Um presente muito bem recebido pela comunidade, o espetáculo foi marcado pela atenção e entusiasmo do público que lotou o gramado das quatro pilastras. Para o maestro, essa receptividade permitiu uma apresentação ainda mais empolgante. “Um concerto praticamente com pouco ruído na plateia é muito inusitado, ainda mais tratando-se de concerto ao ar livre. Esse carinho é um diferencial muito grande que acaba empolgando todos nós que estamos fazendo música”, revelou. A viçosense Sílvia Mauro apoiou a iniciativa e conta que achou o programa maravilhoso. “Estou prestigiando todos os eventos que eu posso, e vou prestigiar sempre porque eu adoro a universidade”, revelou.

A apresentação fez parte da Série Sinfônica na Estrada, ação realizada dentro do Projeto de Circulação da Fundação Clóvis Salgado, que leva a música erudita para diversas cidades do Estado. Segundo Maria Cristina Villaça, diretora de interiorização da fundação, o projeto tem objetivo de levar a música clássica para ambientes que não tem tradição de receber esse tipo de espetáculo. “A Sinfônica na Estrada leva esse trabalho da fundação Clóvis Salgado pelos municípios que poucas vezes tem a oportunidade de receber a música erudita e não tem distinção entre um pequeno município e um grande município, o objetivo é beneficiar o maior numero de mineiros possível”, explica ela.

Para o maestro Charles Roussin, esse trabalho busca desmistificar a visão que a maioria da população tem sobre a música erudita. “Tentamos desmistificar a música erudita, que muitas vezes é vista como uma música muito séria, muito distante da nossa realidade, o que não é verdade. Música erudita é uma arte muito acessível, basta que as pessoas tenham oportunidade e interesse para poder desfrutar dela em plenitude”, explicou.

Confira algumas fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário