quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MOSTRA LADRILHO, LADRILHANDO E BRINCANDO REÚNE ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE DANÇA

Na terça-feira, dia 16 de agosto, o curso de Dança da UFV realizou a sexta edição da mostra “Ladrilho, Ladrilhando e Brincando”. O evento teve dois horários de apresentação, às 8h30, com estudantes da Escola Municipal Anita Chequer e às 14h30, com alunos das escolas municipais Maria José Santana e Dona Nanete. As apresentações aconteceram no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, no Centro de Vivência da UFV e contaram com performances dos alunos das escolas participantes do projeto e de integrantes do curso de Dança da UFV.



A mostra, que acontece desde 2008, foi parte das comemorações dos 85 anos da UFV e dos 10 anos do curso de Dança. O objetivo do projeto é compartilhar com o público, trabalhos artísticos desenvolvidos com alunos de instituições educacionais não-particulares de Viçosa, com coreografias desenvolvidas pelos discentes de Dança da UFV e de artistas convidados. A apresentação inclui gêneros diversificados de dança.

Rosângela Rodrigues Viana  conta que a filha, Bianca Viana, mudou de comportamento quando entrou no projeto, passando a ficar mais interessada. Para ela, esse tipo de atividade muda a rotina ao criar compromisso nas crianças e ajuda até no desenvolvimento da personalidade da filha, ajudando-a a descobrir seus gostos. “Ela gosta tanto que não falta de jeito nenhum. Eu tenho que me desdobrar para acompanhar”, completa a mãe.

A Mostra "Ladrilho" é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto de pesquisa “Alfabetismo em dança” em conjunto com o projeto de extensão “LudiDança: Um projeto de Dança, Ludicidade e Educação em instituições educacionais da cidade de Viçosa”. Ambos os projetos, fazem parte do programa "Educação em Artes", e contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Fapemig e do PIBEX.



Dentre as atividades desenvolvidas, são oferecidas aos alunos participantes: duas oficinas semanais, que acontecem em sala de aula envolvendo conteúdos específicos de dança; diversas apresentações artísticas em dança no âmbito escolar; além de oficinas para pais e professores que ocorrem em horários viáveis. Há ainda, visitas pelo Campus Universitário e, mais especificamente, pelo Espaço Fernando Sabino para que os estudantes conheçam melhor a estrutura dos elementos de um espetáculo, como: iluminação, cabine de áudio, camarins, coxias, entre outros.

O evento tem a coordenação da professora Alba Pedreira Vieira e as bolsistas Daiane dos Santos e Fernanda Bastos, além disso, conta com voluntários e estagiários, estudantes dos cursos de Dança e Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário