quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CURSO DE DANÇA PROMOVE ESPETÁCULOS PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA UFV

Para comemorar o aniversário de 85 anos da UFV, o curso de Dança preparou diversas atrações. Quem esteve na Universidade na noite de domingo, 14 de agosto, e segunda, 15, conferiu três espetáculos.  

Dança Coral
O espetáculo “Dança Coral” foi o primeiro a se apresentar. Formado pelo grupo da terceira idade, o “Dancidade Viçosa”, a atração teve a direção da professora Maristela Lima. A apresentação, realizada no gramado em frente ao Centro de Vivência, foi conduzida de forma interativa. Nela, as pessoas integraram-se por meio de movimentos espontâneos ou pré-determinados. As coreografias surgiam no momento e foram concretizadas juntamente com o público.



Para a professora Maristela Lima, esse projeto é importante para os idosos envolvidos. “É uma atividade em que a música, o ritmo, a interação entre as pessoas resgatam muitos elementos da saúde. Eles recuperam a auto-estima, a noção de pertencer a um grupo, a oportunidade de participarem de atividades saudáveis. É uma forma de comemorar a vida”, afirma.

Raimunda Teixeira Batista tem 72 anos e há cinco anos frequenta o grupo “Dancidade”. Para ela, o projeto é uma forma divertida deles se exercitarem. “No primeiro dia que eu fui à dança eu já senti que era um movimento puro. Você sai de lá leve. Nós idosos vemos tanta coisa ruim, mas lá é só alegria”, completa.

Perfume para Argamassa
O segundo espetáculo da noite foi a apresentação “Perfume para argamassa”, da Cia Kleber Damaso, na área externa do Centro de Vivência.  Nele, os bailarinos interagiam com o público a partir de danças e projeções. De acordo com Kleber, a apresentação surgiu da ideia de retratar um jardim e o trabalho de jardinagem. “A ideia era transpor a experiência para a arquitetura urbana. A gente teve a intenção de aproximar o jardim da arquitetura, fundir as formas botânicas com as formas arquitetônicas”, diz.



As Rosas não Falam
Para finalizar, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, o público pode conferir o espetáculo “As rosas não falam”, dirigido pela professora Alba Vieira. Nele, as dançarinas, estudantes do curso de Dança, contaram seus segredos através de movimentos, sem usar a fala. Para a diretora artística e aluna do curso de Dança, Thais Krauss, poder participar das comemorações do aniversário da Universidade é uma honra. “É uma honra para a gente pode fazer parte das comemorações. A gente estuda aqui e fazer parte da história da UFV é muito gratificante”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário