A UFV tem muita história para contar...Por isso, iremos apresentar, pelos textos do jornalista José Paulo Martins, parte da trajetória de sucesso da Universidade. Acompanhe os nossos posts para conhecer melhor a UFV. Acesse também a linha do tempo.
Ao longo de seus 85 anos, a Universidade Federal de Viçosa tem consolidado, no cenário nacional, a imagem de instituição de referência em ações de ensino e pesquisa e na extensão universitária, contribuindo de forma decisiva para o progresso do País e bem-estar dos brasileiros.
Constituída inicialmente pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador, o presidente Artur Bernardes. Desde então, tem marcado sua história pela busca da excelência, evoluindo e diversificando, para se transformar em universidade estadual em 1948 e universidade federal em 1969.
Formalmente, a ESAV foi criada por intermédio da Lei Nº 761, de 6 de setembro de 1920, assinada pelo vice-presidente de Minas Gerais, no exercício da Presidência, Eduardo Carlos Vilhena do Amaral. Essa lei foi instrumentalizada pelo Decreto Nº 6.053, de 30 de março de 1922.
O idealizador da Instituição assumia posições nacionalistas e defendia as ações do governo para a exploração das riquezas de Minas em favor do País e de seus habitantes. Para ele, a educação era uma demanda a ser prontamente atendida, para viabilizar o progresso e o bem-estar da população. Segundo esse ideário, a lei que criou a ESAV determinava que o objetivo da Escola era “ministrar o ensino prático e theorico da Agricultura e Veterinária e bem assim realizar estudos experimentaes, que concorram para o desenvolvimento de taes sciencias no Estado de Minas Geraes”. Ao fazer seu pronunciamento, durante a cerimônia de inauguração, em 28 de agosto de 1926, Bernardes foi incisivo: “A agricultura tem necessidade de técnicos e peritos. A exploração da terra ter que ser dada, cada vez mais, a uma orientação científica”. E continuava: “O grande interesse do Brasil está ainda na agricultura, está no aumento da produção, está na solução de todas as nossas dificuldades financeiras”. Sentencioso, ensinava que “a transformação agrícola só é possível, tecnicamente preparada, disciplinados e coordenados os esforços para o maior aproveitamento da terra”.
Para levar adiante a implantação da ESAV, o presidente Bernardes convidou o professor Peter Henry Rolfs, que liderou os trabalhos de construção da infraestrutura do campus e foi o primeiro diretor da Escola, de 1927 a 1929. Ao vir para o Brasil, trouxe consigo a conceituação dos chamados Land Grant Colleges, que norteia até hoje a UFV: “Aprender Fazendo” e “Ciência e Prática”. Essa filosofia de trabalho foi consolidada na Instituição e inspirou o dístico que orna a entrada principal do campus de Viçosa: Ediscere, Scire, Agere, Vincere (Conhecer, Saber, Agir, Vencer).
Em 1927, foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura. Em 1932 foi a vez do Curso Superior de Veterinária.
José Paulo Martins
A história da UFV continuará a ser contada aqui. Acompanhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário