No próximo domingo, dia 28, a Universidade Federal de Viçosa comemora 85 anos e foram programadas diversas atividades culturais para celebrar a data. Dentre as atividades, acontecerão exposições, apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Sessão Solene, onde serão entregues medalhas em homenagem aos membros que se destacaram na comunidade universitária. Confira, abaixo, a agenda da programação.
Exposição de pinturas: Da Esav à UFV – Um olhar de Valéria Vidigal
A partir das 19 horas desta quinta-feira, dia 25, até o dia 9 de setembro, a Universidade Federal de Viçosa estará com a exposição “Da Esav à UFV – Um olhar de Valéria Vidigal.” A mostra acontece no Hall da Biblioteca Central e faz uma retrospectiva dos 85 anos da instituição com 18 cenas reproduzidas desde a década de 20 até os dias de hoje na técnica acrílica sobre tela e acrílica sobre linho. Dessas 18 telas, 16 são cenas históricas e as outras duas são criações da artista.
Dentro desta história, Valéria Vidigal explorou momentos desde quando Arthur Bernardes, na época presidente do Estado de Minas Gerais e posteriormente presidente do Brasil, criou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, a ESAV, passando pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, UREMG, até chegar à fase em que a instituição foi federalizada e se transformou na Universidade Federal de Viçosa, em 1969.
A artista plástica tem uma ligação forte com a Universidade. Quando nasceu, seu pai era professor do Departamento de Fitopatologia da Instituição. Passou sua adolescência em Viçosa e morou dentro da Universidade por muitos anos, inclusive na Vila Gianetti. Graduou-se em 1992 na UFV no curso de Economia Doméstica e é casada com um engenheiro agrônomo, também formado pela instituição.
Segundo a artista plástica, o seu dom pela pintura veio da mãe, que também é pintora. O seu interesse pela temática do café, assunto explorado em suas obras, já é uma inspiração vinda do pai, que foi professor do Departamento de Agronomia.
Exposição Fotográfica “Da Esav à UFV”
Até o dia 31 deste mês será realizada a exposição “Da Esav à UFV”, que está no mezanino do Centro de Vivência da Universidade. São 24 imagens que representam a evolução da instituição desde o seu início. A exposição dá segmento às diversas atividades que ocorrem na Universidade em comemoração aos 85 anos da UFV.
A exposição foi montada pelo Arquivo Central e Histórico da instituição através de um pedido da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. A mostra foi possível devido ao trabalho de organização do projeto “Resgatando a memória: o acervo fotográfico do arquivo central da Universidade Federal de Viçosa”, que conta hoje com mais de 5 mil imagens sobre a história da instituição.
A exibição conta com imagens das épocas da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), Universidade Rural do Estado de Minas Geras (UREMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Parabéns para a UFV
No dia 26, sexta-feira, para comemorar os 85 anos da instituição, será servido o bolo de aniversário, nos restaurantes Universitário e Multiuso, a partir das 11h30. A reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares, e autoridades estarão presentes no dia para cantar os parabéns.
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em Viçosa
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresentará gratuitamente em Viçosa no dia 27 de agosto. O evento faz parte das comemorações dos 85 anos da Universidade Federal de Viçosa e acontece a partir das 20h, no gramado das Quatro Pilastras. A regência é do maestro convidado Roberto Duarte com a participação da clarinetista Paula Pires.
A orquestra é considerada uma das mais importantes do país, e interpreta um repertório que compreende óperas, balés, concertos, operetas, poemas sinfônicos, sinfonias e outras grandes obras.
A apresentação da Orquestra em Viçosa faz parte do Projeto Sinfônica na Estrada, uma das ações realizadas pelo Plano de Circulação da Fundação Clóvis Salgado, que leva, dentre outras atrações, a excelência da música erudita aos municípios do interior de Minas Gerais. Serão apresentadas obras de Rossini, Mozart, Schubert, Beethoven e Suppé.
Sessão Solene de comemoração aos 85 anos da UFV
No domingo, dia 28, a partir das 19h, acontece no Espaço Multiuso a Sessão Solene de Comemoração aos 85 anos da UFV. O destaque maior do evento é a entrega de medalhas para membros da comunidade. A medalha Peter Henry Rolfs representa o mérito de ensino, pesquisa e extensão e cada uma delas é entregue a um professor da instituição. A medalha José Valentino da Cruz homenageia mulheres que sejam funcionárias da UFV há 25 anos e homens que tenham 30 anos de casa. Já a medalha de mérito administrativo é entregue a um servidor da Universidade. Para finalizar, acontece também a entrega da medalha Bello Lisboa, para professores que tenham 25 anos de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário