sábado, 13 de agosto de 2011

NO MÊS DE SEU ANIVERSÁRIO, UFV RECEBE O PROJETO MINAS AO LUAR

Quem passou pela Praça da Integração das Quatro Pilastras na noite do sábado, 6 de agosto, foi envolvido pelo romantismo da seresta do projeto Minas ao Luar. O evento, que integra a programação comemorativa dos 85 anos da Universidade, teve três horas de duração e contou com um variado público das comunidades viçosense e da UFV.

O Minas ao Luar é um projeto de difusão cultural e de preservação da tradição seresteira em Minas Gerais. O evento já possui 18 anos de existência ininterrupta, e completou, em Viçosa, sua 458ª apresentação pública.Voltado para todas as faixas etárias, o projeto caracteriza-se pela apresentação de repertório do cancioneiro musical popular tradicional por músicos e grupos musicais profissionais.

Em Viçosa, a apresentação do Minas ao Luar ficou por conta do Sarau Brasileiro e do músico Sanduka que trouxeram um repertório bem variado mesclando ritmos brasileiros, incluindo choro, maxixe, samba, polca, choro-canção, valsa e samba-canção. O Sarau Brasileiro levou ao palco os cantores Andréa Márcia Amendoeira Cesário e Daniel Bardô, ex-aluno da instituição, além dos músicos Juliana D’Ávila (flauta); Hélio Pereira (bandolim); Geraldo Magela (7 cordas); Geraldo Alvarenga (6 cordas); Robson (cavaco); e Frederico (pandeiro).

Muitos dos presentes aproveitaram o momento para dançar. Foi o caso do viçosense Pedro Tintor que no intervalo das apresentações declarou:“esse evento é maravilhoso, já participei duas vezes e não poderia deixar de vir. Esse projeto é uma oportunidade para mostrar aos jovens outros estilos musicais que são tão bons quanto o sertanejo universitário.” Uma das companheiras de Pedro na dança, foi a estudante do 8º período de Letras, Nathália Lima. Novata em apresentações do Minas ao Luar, a graduanda afirmou que estava gostando do evento: “nunca tinha dançado assim. Foi bom demais.”

A oportunidade de integração entre a comunidade universitária e viçosense foi um dos destaques do evento, como apontou a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, ao receber o troféu da comissão do Minas ao Luar por sediar o evento. “Esse é um momento muito especial e, ao oferecer essa música de qualidade, a UFV demonstra o seu agradecimento a Viçosa que esteve sempre ao nosso lado nesses 85 anos de história”.

A reitora também foi convidada pela organização do evento para premiar, com um livro sobre a história do Minas ao Luar, os casais que se destacaram durante as apresentações musicais. Quem também recebeu homenagem foi o músico e instrumentista de Viçosa, Zé Bóia, em reconhecimento ao seu trabalho musical na cidade e na região.

Um dos organizadores do Minas ao Luar, Tadeu Andrade, demonstrou estar satisfeito em trazer o projeto musical para a UFV. “É muito bom ver esse público variado aqui presente e perceber que o nosso projeto é acolhido por uma das melhores universidades do País.”

Além da UFV, a apresentação do Minas ao Luar, em Viçosa, contou com a realização do Sistema Fecomércio MG/SESC e o apoio da TV Globo Minas e da TV Panorama. As mídias locais também prestaram apoio ao evento, como as rádios Universitária FM, Montanhesa, Líder, os jornais Folha da Mata, Tribuna Livre, O Popular e a TV Viçosa, além da Coordenadoria de Comunicação Social da UFV.

Confira, abaixo, algumas fotografias do evento. Para ter uma melhor visualização, clique ao centro da imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário